Notícias Lavô!

Fique ligado nas dicas da Lavô para cuidar melhor 

das suas roupas, otimizar o tempo e economizar!

Notícias Lavô!

Fique ligado nas dicas da Lavô para cuidar melhor das suas roupas, otimizar o tempo e economizar!

Café com lavanderia? Lavô aposta em novo formato de franquia de olho na conveniência.

Primeira unidade da Lavô Street foi inaugurada na primeira quinzena de junho, em São Paulo. Rede prevê expansão em 2026,

Transformar o momento da lavagem de roupas em uma experiência produtiva e agradável para os clientes com a disposição de uma cafeteria no mesmo ambiente. Essa é a proposta da Lavô, rede de lavanderias self-service, ao apostar no lançamento de um modelo de negócio híbrido em parceria com a United Coffee & Co. Com uma unidade recém-inaugurada no Itaim Bibi, na Zona Oeste de São Paulo, a rede prevê a abertura de cinco novas operações do formato batizado de Lavô Street até o fim de 2025. A expansão para todo o país deve ser iniciada no ano que vem, com projeção de aumento de 10% na receita. Em 2024, a Lavô faturou R$ 20 milhões.

 

Fundada em 2018, a marca possui mais de 600 lavanderias self-service em operação em todo o Brasil. As unidades funcionam sem nenhum funcionário, sendo gerenciadas à distância por meio de um sistema online. A estrutura conta apenas com máquinas de lavar, produtos de limpeza e totens de autoatendimento para o pagamento do serviço.

Angelo Max Donaton, CEO e fundador da Lavô, destaca que o novo modelo de negócio possibilita que os consumidores otimizem seu tempo enquanto aguardam o ciclo de lavagem e secagem das roupas, que dura cerca de 1 hora. Ele ainda comenta que o processo de elaboração levou três anos, depois da entrada da empresa no sistema de franchising em 2020.

“A Lavô nasceu dentro de postos de gasolina e observamos que os clientes costumavam consumir café, pão de queijo e chiclete nas lojas de conveniência. Além disso, enquanto a roupa está lavando e secando, o consumidor também executa outras tarefas em paralelo. A partir dessa análise de comportamento, decidimos trazer mais comodidade para dentro das lojas com essa nova experiência”, diz.

Embora tenha observado resultados positivos na nova operação, o executivo conta que a fase de testes trouxe desafios e aprendizados. Isso porque o projeto foi inserido por 18 meses em uma unidade franqueada na cidade de Barueri, no interior de São Paulo. De acordo com ele, o resultado foi abaixo do esperado, mas ajudou a constatar o público-alvo do serviço (A e B+).

“Foi o nosso primeiro teste e descobrimos que a localização era boa para a lavanderia, mas não para a cafeteria. A aderência do público consumidor acabou não compensando. Com isso, o franqueado desativou a cafeteria e continuou só com a lavanderia”, pontua.

Ele ainda aponta a importância desse resultado para a evolução do negócio. “Já observamos um movimento positivo na própria inauguração da Lavô Street no Itaim Bibi”, diz ele.

Donaton diz que o interesse pela abertura da cafeteria partiu do franqueado. A operação, que já funcionava como o serviço de lavanderia há quatro anos, passou por reforma e adaptações para receber o modelo híbrido, que se tornou uma possibilidade para os franqueados atuais. Nesse caso, o investimento pode variar entre R$ 100 mil e R$ 250 mil, de acordo com as máquinas e o espaço que o empreendedor já tiver.

“Se adaptarmos uma lavanderia com uma cafeteria, levaremos de 60 a 90 dias para finalização. Agora, se começarmos do zero, tanto a cafeteria quanto a lavanderia em conjunto, o tempo será em torno de 120 a 150 dias”, afirma.

Quanto à estruturação da cafeteria, o CEO da Lavô explica que a United Coffee & CO. é responsável pela elaboração do projeto da unidade, escolha dos equipamentos, bem como o próprio aluguel das máquinas visando a redução de custos. Além disso, a marca oferece o treinamento, acompanhamento e suporte ao franqueado. Nesse formato, o contrato com a marca de cafeterias é com a franqueadora, mas o franqueado deverá contratar funcionários para a operação da cafeteria.

Com foco na oferta de cafés especiais, United Coffee & CO foi fundada em janeiro de 2021 e é chefiada atualmente pelo CEO Bruno Petinatte.

Quanto custa uma franquia da Lavô Street?

 

O investimento inicial para abrir uma unidade é de R$ 450 mil, com faturamento médio mensal de R$ 60 mil e prazo de retorno previsto em até 18 meses. Donaton ressalta que o modelo de negócio favorece o aumento da margem de lucro, considerando o consumo de produtos na cafeteria aliado ao serviço de lavagem e secagem de roupas nas máquinas profissionais.

Além disso, ele afirma que a fusão entre lavanderia e cafeteria não é só uma estratégia de inovação, mas de resiliência a possíveis crises. “Lavar roupas é um serviço de necessidade básica, e o café, um hábito diário. Além disso, esse modelo comprova nossa premissa de que inovação e conveniência são a chave para os negócios do futuro”, frisa.

 

Continue lendo outros conteúdos

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?