Redes oferecem opções de negócios para funcionar em espaços pequenos
Um dos principais custos fixos para manter um negócio de varejo é a ocupação, que engloba, entre outros fatores, o valor do aluguel. Para ser calculado, na maioria das vezes, o índice leva em consideração a metragem do espaço, que tem ficado cada vez mais cara em grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro.
Para driblar isso, redes de franquia têm apostado em lojas menores, quiosques, vending machines e até “cápsulas” que proporcionam atendimento ao público, mas em um formato enxuto. De acordo com especialistas, o aluguel é uma das maiores despesas fixas de uma franquia, o que interfere diretamente no prazo de retorno do investimento.
Confira sete redes de franquia que passaram a oferecer modelos menores de lojas, que podem ser instaladas em espaços a partir de 2 metros quadrados:
Destaque: Franquia Lavô
Marca de lavanderias self-service que funciona sem a necessidade de atendentes. A rede entrou para o franchising em 2020, e atualmente tem mais de 1 mil unidades em funcionamento.
Espaço necessário: 20 metros quadrados
Investimento inicial: a partir de R$ 149 mil
Prazo de retorno estimado: até 18 meses
Franquia Le Petit Macarons
Boutique especializada em macarons com 33 sabores diferentes. Fundada em 2014, começou a franquear em 2016, e atualmente tem cerca de 25 unidades em operação.
Espaço necessário: a partir de 2 metros quadrados para o modelo Carretino
Investimento inicial: a partir de R$ 100 mil
Prazo de retorno estimado: até 36 meses
Franquia Magnólia Papelaria
Rede de papelaria organizacional com itens que atendem demandas desde a escola até o mercado de trabalho. A rede tem atualmente 80 unidades em funcionamento.
Espaço necessário: a partir de 3 metros quadrados
Investimento inicial: a partir de R$ 130 mil
Prazo de retorno previsto: até 23 meses
Franquia Mais1. Café
Empresa especializada em café gourmet para viagem (to go), presente em mais de 220 cidades brasileiras, com quase 400 lojas abertas. A marca trabalha com lojas de rua, shoppings e contêineres.
Espaço necessário: a partir de 12 metros quadrados
Investimento inicial: a partir de R$ 85 mil
Prazo de retorno estimado: até 24 meses
Franquia Minha Quitandinha
Rede de minimercados autônomos com funcionamento 24 horas. A marca trabalha com um portfólio de 700 itens e demanda um espaço a partir de 2 metros quadrados para funcionar, como recepções, corredores e até mesmo vagas de garagem.
Espaço necessário: a partir de 2 metros quadrados
Investimento inicial: a partir de R$ 42 mil
Prazo de retorno estimado: até 18 meses
Franquia Mr. Fit
Rede de fast-food especializada em alimentação saudável com mais de 500 unidades em funcionamento. Um dos modelos disponíveis é o quiosque.
Espaço necessário: a partir de 9 metros quadrados
Investimento inicial: a partir de R$ 77 mil
Prazo de retorno estimado: até 36 meses
Franquia Yes! Cosmetics
A rede de beleza, que tem mais de 100 lojas em funcionamento, lançou uma microfranquia em formato de cápsula para ser instalada em locais de grande circulação, como galerias e supermercados, e cidades com até 20 mil habitantes.
Espaço necessário: 2,4 metros quadrados
Investimento inicial: a partir de R$ 70 mil
Prazo de retorno estimado: até 15 meses
Pequenas Empresas & Grandes Negócios – 04/05/2023