7 franquias enxutas para empreender em lugares a partir de 2 m²

Redes oferecem opções de negócios para funcionar em espaços pequenos

Um dos principais custos fixos para manter um negócio de varejo é a ocupação, que engloba, entre outros fatores, o valor do aluguel. Para ser calculado, na maioria das vezes, o índice leva em consideração a metragem do espaço, que tem ficado cada vez mais cara em grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro.

Para driblar isso, redes de franquia têm apostado em lojas menores, quiosques, vending machines e até “cápsulas” que proporcionam atendimento ao público, mas em um formato enxuto. De acordo com especialistas, o aluguel é uma das maiores despesas fixas de uma franquia, o que interfere diretamente no prazo de retorno do investimento.

Confira sete redes de franquia que passaram a oferecer modelos menores de lojas, que podem ser instaladas em espaços a partir de 2 metros quadrados:

Destaque: Franquia Lavô

Marca de lavanderias self-service que funciona sem a necessidade de atendentes. A rede entrou para o franchising em 2020, e atualmente tem mais de 1 mil unidades em funcionamento.

Espaço necessário: 20 metros quadrados

Investimento inicial: a partir de R$ 149 mil

Prazo de retorno estimado: até 18 meses

Franquia Le Petit Macarons

Boutique especializada em macarons com 33 sabores diferentes. Fundada em 2014, começou a franquear em 2016, e atualmente tem cerca de 25 unidades em operação.

Espaço necessário: a partir de 2 metros quadrados para o modelo Carretino

Investimento inicial: a partir de R$ 100 mil

Prazo de retorno estimado: até 36 meses

Franquia Magnólia Papelaria

Rede de papelaria organizacional com itens que atendem demandas desde a escola até o mercado de trabalho. A rede tem atualmente 80 unidades em funcionamento.

Espaço necessário: a partir de 3 metros quadrados

Investimento inicial: a partir de R$ 130 mil

Prazo de retorno previsto: até 23 meses

Franquia Mais1. Café

Empresa especializada em café gourmet para viagem (to go), presente em mais de 220 cidades brasileiras, com quase 400 lojas abertas. A marca trabalha com lojas de rua, shoppings e contêineres.

Espaço necessário: a partir de 12 metros quadrados

Investimento inicial: a partir de R$ 85 mil

Prazo de retorno estimado: até 24 meses

Franquia Minha Quitandinha

Rede de minimercados autônomos com funcionamento 24 horas. A marca trabalha com um portfólio de 700 itens e demanda um espaço a partir de 2 metros quadrados para funcionar, como recepções, corredores e até mesmo vagas de garagem.

Espaço necessário: a partir de 2 metros quadrados

Investimento inicial: a partir de R$ 42 mil

Prazo de retorno estimado: até 18 meses

Franquia Mr. Fit

Rede de fast-food especializada em alimentação saudável com mais de 500 unidades em funcionamento. Um dos modelos disponíveis é o quiosque.

Espaço necessário: a partir de 9 metros quadrados

Investimento inicial: a partir de R$ 77 mil

Prazo de retorno estimado: até 36 meses

Franquia Yes! Cosmetics

A rede de beleza, que tem mais de 100 lojas em funcionamento, lançou uma microfranquia em formato de cápsula para ser instalada em locais de grande circulação, como galerias e supermercados, e cidades com até 20 mil habitantes.

Espaço necessário: 2,4 metros quadrados

Investimento inicial: a partir de R$ 70 mil

Prazo de retorno estimado: até 15 meses

Pequenas Empresas & Grandes Negócios – 04/05/2023